Tecnologia na Construção Civil é tema de painel na Construinova Litoral

Organizadora da Construinova Litoral, Ana Paula Ribeiro de Lara mediou o painel Divulgação Não dá pra ir na contramão da Inteligência Artificial - ela já...

Tecnologia na Construção Civil é tema de painel na Construinova Litoral
Tecnologia na Construção Civil é tema de painel na Construinova Litoral (Foto: Reprodução)

Organizadora da Construinova Litoral, Ana Paula Ribeiro de Lara mediou o painel Divulgação Não dá pra ir na contramão da Inteligência Artificial - ela já é realidade. Mas como usar da melhor forma? Estas questões foram debatidas no painel “Inovação e Tecnologia na Construção Civil”, que teve como mediadora a organizadora da Construinova Litotral, Ana Paula Ribeiro de Lara. Aliás, a engenheira Ana deu o próprio relato. Ela mora em Itanhaém, trabalha em Mongaguá, mas ela queria expandir e atender clientes em outras cidades e também na Capital. Sentia a necessidade de trazer a Tecnologia mais pra perto, mas precisava de mais conhecimento. Foi em busca e deu certo. “Eu queria uma mudança, no começo senti medo, mas depois funcionou bem, o Senai ajudou, outras pessoas também e consegui implementar sem claro tirar o contato humano da frente. Hoje além de aumentar o faturamento, tem mais agilidade em tudo, principalmente nas entregas”. Painel reuniu especialistas do setor público e privado para falar sobre Inovação e Tecnologia Divulgação Já Cesar Telles, CEO da RTCount, fez o caminho inverso. Com a matriz da empresa em São Paulo, viu no Litoral Sul, uma oportunidade da empresa que faz gestão financeira integrada com a contabilidade, crescer. O negócio é familiar, já tem mais de 40 anos e desde a fundação passou por várias transformações. Um dos pilares foi justamente isso, ter ferramentas tecnológicas de acesso em todos os setores. Trabalhamos com IA, automação, fazemos parcerias com empresas que já usam a ferramenta na Construção Civil. Na pandemia, já trabalhamos com isso, era tudo online, então nos preparamos bem. Abrimos a filial em Itanhaém, mas temos em mente que o relacionamento presencial nunca será substituído. CEO da RT Count, César Telles relatou como a modernização virou realidade em 40 anos de empresa Divulgação Avanços da Internet Amilton Ricardo, trabalha com vendas há mais de 20 anos. Há 1 ano, veio para o time da Etecc, empresa que começou em 1999, com manutenção de computadores, escola de informática, internet via rádio e agora via óptica. E para usar toda Tecnologia existente, é preciso um bom serviço de Internet. Hoje, ele trabalha com vendas para condomínios, e oferece aos síndicos os benefícios da Tecnologia para facilitar o dia a dia das pessoas. “Nossa principal dificuldade não era prestar o serviço, isso temos expertise, mas era chegar era um problema estrutural, chegar num prédio e por ele ser antigo, não conseguir passar os cabos necessários. Mas, conseguimos nos reinventar e hoje oferecemos um serviço que pode ser utilizado em conjunto, o mesmo cabo, pode ligar outras instalações e facilitar a vida do morador”. Vendedor da ETECC Telecom contou sobre principais desafios Divulgação Tecnologia no serviço público Quando se fala em poder público, se pensa logo nas questões burocráticas. E este foi um grande desafio superado em Itanhaém. Servidor desde 2005, Marcelo Gomes, é arquiteto e urbanista e passou por diversos setores. Hoje é secretario de Urbanismo e relembrou como a Tecnologia otimizou os serviços. Ele conta que antes de 2017, as certidões que os moradores precisavam eram solicitadas presencialmente. Depois, era um longo caminho. A pessoa pagava o boleto, levava de volta na Prefeitura e só depois de 5 dias começava o processo de aprovação. Com a pandemia, a questão digital acelerou e ele relembra uma conquista importante que a Cidade conseguiu. “Em 2021, havia 4 mil processos em análise com mais de dois anos de atraso, foi quando mudamos o fluxo, e isso melhorou bastante. O processo, a entrada e saída era físico, mas certidões eram digitais. Conseguimos fazer um mutirão interno e zeramos a demanda oito meses depois. Desde 2023, é tudo digital e rápido. Imagina, uma casa ficava pronta e o processo não, antes a aprovação mais simples demorava seis meses, a de um prédio, por exemplo, de oito meses a dois anos. Agora, o projeto mais simples leva 7 dias e o mais demorado no máximo 60 dias”. Secretário de Urbanismo de Itanháem contou sobre as mudanças implementadas na Cidade Divulgação Um case que deu certo e a Tecnologia trabalhando a favor. Agora, sem sair de casa, muitos documentos podem ser solicitados, mas claro, a pessoa precisar entregar tudo que é solicitado de forma correta. A conclusão é que processos digitais geram economia e facilidade, além de internamente a organização ficar mais fácil. E não podemos esquecer, menos papel, mais ações sustentáveis, e esse é o papel de todos.